Me Blogando

Notebooks engolindo desktops. Será?

É de conhecimento de todos que principal tendência da tecnologia é a redução de tamanho. Hoje em dia, quanto menor, melhor, e é exatamente o que tem acontecido com os computadores. Olhando nas lojas virtuais não é difícil encontrar notebooks em promoção. Mas por que será que a procura cresceu tanto? Vamos analisar:

Quem tem um desktop em casa sabe que ele exige uma mesa adequada, ocupa um espaço considerável especialmente em ambientes não muito espaçosos e não é fácil limpar embaixo dele. Óutra característica é que normalmente ele é um tanto feio, o visual dele não agrada, é difícil parecer organizado com aquele mundo de fios e cabos, e dependendo do gabinete que você tem, plugar algum equipmento USB pode se tornar um exercício físico.

Já o notebook tem características bem opostas. É pequeno, leve, portátil, bonito, não dificulta a limpeza, plugar qualquer coisa nele não exige mais do que o movimento de um braço, não exige uma mesa própria, não tem aquele emaranhado de fios e da um visual mais moderno em qualquer ambiente. E pensando bem é até mais facil escrever sobre ele do que sobre o desktop.

Agora vamos analisar a parte mais técnica:

O desktop é mais barato, tem muito mais hardwares à disposição por um valor bem menor, permite configurações mais personalizaveis, encontrar drivers para ele é muito simples, e fazer upgrades é simples e fácil.

O notebook costuma ser mais caro, não tem uma configuração muito aberta à mudanças, qualquer hardware para ele é mais caro que o equivalente para o desktop, normalmente não é tão robusto para aplicações pesadas como jogos e quando é acaba sendo muito caro principalmente se comparado à um desktop de configuração equivalente, para se encontrar drivers depende do CD que vem junto e do site do fabricante do notebook, e atualmente um grande problema que é o Windows Vista. Muita gente não se entende ou não quer usar o sistema por preferir o Windows XP, mas nem todos os notebooks permitem a troca de sistema com facilidade. Há casos de notebooks onde o fabricante oferece apenas os drivers para o Windows Vista, e isso amarra o usuário no S.O.

Considerações finais
Analisando tudo isso da pra concluir que, se você não exige um desempenho excepcional, um notebook com certeza é uma grande opção para você economizar na conta de luz, espaço e ter mobilidade. E existem hoje em dia ótimos notebooks com preços bem acessíveis.
Porém, se você é um usuário que precisa de uma máquina poderosa, se você é um hard gamer ou se gosta de se manter sempre com uma configuração atualizada, é melhor investir em um desktop que vai lhe permitir saciar sua sede por desempenho.

Anúncios

quinta-feira, 31 janeiro 2008 - Posted by | Tecnologia

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: